Após o nascimento sucedem-se uma série de fenômenos de descoberta para a criança e para os pais, um destes fenômenos é o caminhar. Não me lembro ao certo quando exatamente dei meu primeiro passo. Minha mãe me disse que comecei a me equilibra de fato quando completei 1 ano de idade. Para os pais é fantástico ver seu filhinho se desenvolvendo, ganhando autonomia nos movimentos e ganhando o mundo. Acredito que tenha sido o momento de muita alegria lá em casa... mas devemos prestar mais atenção em como esses processo é deseacadeado. Muitos pais, familiares - que sejam - acabam interferindo neste processo, que é natural, tentando acelerálo isto pode provocar sérios danos à saúde da criança, prejudicando-a, em alguns casos, pelo resto da vida.
Assim sendo, não force o pequeno. Ele percorrerá todas as etapas e andará quando estiver pronto. Não compare seu filho a outra criança mais nova que já esteja andando. Tenha em mente que cada um é diferente do outro. Não o force a ficar de pé, quando ele prefere ficar sentado ou passar mais tempo engatinhando. O andar fecha um ciclo do desenvolvimento psicomotor, abrindo caminhos para novas conquistas. Mas caso seu filho chegue aos 16 meses e ainda não esteja dando uns passinhos é recomendável consultar o pediatra.
Sinalizações como esta pode parecer desinteressante, ou mesmo desnecessária, mas não é. Para mais informações sobre o desenvolvimento psicomotor da criança em suas fases acessem O GLOBO saúde, é muito legal!